Baunilha

Confira agora os Benefícios da Baunilha:

Tratamento da Acne: A propriedade antibacteriana da baunilha torna-a benéfica para o tratamento da acne. A baunilha, através de seus efeitos antibacterianos, ajuda a limpar a pele, reduzindo a ocorrência de espinhas e acne.

Contra o Envelhecimento: A baunilha é rica em antioxidantes que previnem e revertem os danos à pele causados pelos radicais livres. Eles ajudam a retardar os sinais de envelhecimento, como linhas finas, rugas e manchas de idade. É amplamente utilizada na indústria cosmética por sua fragrância e benefícios antienvelhecimento.

Para Aliviar as Queimaduras: A baunilha tem sido usada como um remédio tradicional para curar queimaduras, feridas e cortes. Os extratos concentrados de baunilha ou óleo essencial não devem ser aplicados diretamente em queimaduras recentes. Os tratamentos tópicos com extratos de baunilha podem ser úteis. Mas, é aconselhável consultar o seu médico antes de usar qualquer desses remédios caseiros para queimaduras.

Para a Saúde da Pele: A baunilha é uma boa fonte de vitaminas B, como niacina, tiamina, vitamina B6 e ácido pantotênico, que desempenham um papel importante na manutenção da pele saudável. As propriedades antioxidantes da baunilha protegem a sua pele dos danos causados pelos poluentes ambientais e toxinas.

Para os Cabelos: A baunilha, quando misturada com outros ingredientes, pode proporcionar um cabelo mais sedoso e brilhante. Você pode preparar uma pasta para esta finalidade.

Para o Crescimento do Cabelo: Tanto o óleo portador quanto os óleos essenciais ajudam a promover o crescimento do cabelo. Estes óleos podem ser combinados com óleo essencial de baunilha para um tratamento com óleo quente. A quantidade de óleo que você deve usar depende da textura do seu cabelo. Isto proporcionará um cabelo mais macio, mais cheio e mais brilhante, além de transmitir um perfume surpreendente.

Contra a Ansiedade e a Depressão: Determinados estudos neurológicos provaram que o extrato de baunilha pode ter um efeito positivo sobre aqueles que sofrem de depressão e transtornos de ansiedade. O aroma de baunilha é especificamente útil para esta finalidade. Beber água ou leite contendo extrato de baunilha ajuda a reduzir a ansiedade em algumas pessoas.

Esta especiaria aromática é benéfica para o seu sistema nervoso. Uma pesquisa realizada pelo Memorial Sloan-Kettering Hospital, em Nova York, indicou que a exposição à aromaterapia da baunilha era eficaz no alívio dos sintomas da claustrofobia.

Para Perder Peso: Certos estudos têm mostrado que o extrato de baunilha pode ajudar as pessoas a perder peso. Embora o exercício e a dieta desempenhem um papel primário na perda de peso, estes esforços podem ser complementados com a ingestão de extrato de baunilha para maiores benefícios. Pesquisas adicionais são necessárias para fundamentar essa afirmação.

Para Aliviar a Náusea: Um dos melhores benefícios do extrato de baunilha é que ele pode ajudar a acalmar o estômago, em caso de uma sensação de náusea. Tudo o que você precisa fazer é adicionar algumas gotas de extrato de baunilha em um copo de água e saboreá-lo lentamente. O aroma incrível baunilha vai ajudar a aliviar a sensação de náusea.

Contra a Tosse: Xaropes para a tosse usam frequentemente extrato de baunilha como um aroma para mascarar o seu sabor amargo. Embora mais pesquisas sejam necessárias neste sentido, as propriedades anestésicas suaves do extrato de baunilha podem aliviar sintomas como dor de garganta ou dor de cabeça.

Para a Saúde Dentária: Vanilina em baunilha é semelhante à capsaicina em pimentões e eugenol em especiarias, como a canela. Este composto tem um efeito positivo sobre o sistema nervoso central. A capsaicina é um analgésico eficaz, enquanto os euganóis atuam como anestésicos tópicos. A baunilha possui estas duas propriedades que ajudam a combater a dor de dente e a infecção.

Para a Digestão: A baunilha infundida em chá de ervas pode aliviar problemas digestivos. A água fervida com feijão de baunilha é um remédio tradicional para vômitos e perturbações do estômago. Seu rico aroma é eficaz para aliviar o mal-estar.

Afrodisíacos: A baunilha tem sido usada como um afrodisíaco desde os tempos mais antigos. Certos estudos sobre a aromaterapia provaram que a baunilha pode aumentar o desejo sexual, aumentando os níveis de testosterona nos homens. O uso de baunilha é eficaz na cura de sua impotência. Seu aroma induz aos sentimentos de prazer e saciedade.

Para o Tratamento de Problemas Menstruais: O extrato de baunilha é benéfico na regulação da menstruação. Pode ser usado por mulheres com períodos irregulares para regular seus ciclos. Embora vários medicamentos estejam disponíveis para o tratamento desses problemas, os problemas leves podem ser curados fazendo uso do extrato de baunilha como parte da dieta.

? B Para a Cicatrização de Feridas: O uso de extrato de baunilha para curar as feridas remonta a tempos antigos. Suas propriedades anti-inflamatórias podem acalmar as áreas inflamadas na pele. É considerado um grande remédio caseiro para a cicatrização de feridas. É importante ficar ligado que o uso direto do extrato de baunilha em feridas abertas e queimaduras deve ser evitado, mesmo porque os extratos são na maioria das vezes extraídos com álcool.

Benefícios Antioxidantes da Baunilha: Os benefícios da essência da baunilha para saúde podem ser atribuídos à presença de cerca de 200 compostos que possuem propriedades antioxidantes. O alto nível de antioxidantes reduz os radicais livres em seu corpo. Estes radicais livres são os resíduos resultantes de processos metabólicos normais, bem como nocivos. Eles podem causar várias doenças, incluindo câncer. 

Para as Crianças: O extrato de baunilha adicionado a um copo de água morna com uma colher de chá de açúcar pode ajudar a reduzir a febre e combater infecções em crianças. Além disso, o sabor também pode aproximar as crianças.

Cuidado com o consumo

A baunilha é para ser consumida em pequeninas quantidades (máximo 2 g por dia). O óleo essencial puro também deve ser usado com parcimônia. Em excesso, a baunilha pode ser neurotóxica, causar dermatite de contato e provocar náuseas.

Produtos a base de Banilha